data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de São Gabriel (Divulgação)
Era para ser apenas mais um dia de trabalho para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de São Gabriel. Entretanto, a iniciativa de recolher o lixo acumulado em uma das sangas do município teve um resultado fora do comum. A equipe da prefeitura retirou 10 toneladas de resíduos descartados irregularmente à beira da Rua Clarestino Bento, no Bairro Passo da Lagoa.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, André Focaccia, foram encontrados no local sofás, itens de plástico e vários outros tipos de entulho. A limpeza da sanga ocorreu na segunda-feira.
- Com as chuvas, todo esse lixo vai para os córregos e bocas de lobos, obstruindo a passagem das águas e causando inundações - alertou Focaccia.
Vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra Covid-19, aponta estudo
CRONOGRAMA DE TRABALHO
Nesta terça-feira, servidores do Executivo fizeram a limpeza de bocas de lobo em ruas do Bairro São Clemente. Neste ponto da cidade, segundo informações da prefeitura, os profissionais encontraram canais de escoamento de água obstruído por conta do lixo jogado na rua. Hoje, uma ação semelhante também será feita no Bairro Élbior Vargas.
O cronograma da secretária prevê a limpeza de outras sangas e bocas de lobo nos próximos dias, para diminuir a possibilidade de inundações a partir de quarta-feira, quando chuvas estão prevista para São Gabriel.
- Precisamos contar também com o bom senso dos cidadãos. Precisa haver conscientização. O lixo tem que ser descartado de forma correta, em locais determinados para o recolhimento - orienta o secretário Focaccia.